IA pode ajudar professores aprimorando o ensino, mas não deve substituir sua humanidade

广告位火热招租中

Como a Inteligência Artificial pode afetar a educação? A adoção da tecnologia digital pode ajudar bastante o processo pedagógico, e isso já é conhecido há algum tempo! No entanto, uma implementação descuidada e sem considerar o papel central do professor pode torná-lo obsoleto e comprometer a sua humanidade.

Por que a IA não dispensa o papel do professor

Independentemente da ferramenta utilizada, o professor deve permanecer no centro da educação. Para ter sucesso em sua tarefa nobre, deverá ser incentivado a exercitar sua humanidade, envolvendo-se com seus alunos, em vez de simplesmente seguir um roteiro pré-definido.

No entanto, o Brasil frequentemente desestimula seus professores, um problema que já existe há muitas décadas e que certamente prejudica a educação. Prova disso é a proposta do secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, de usar a inteligência artificial no preparo dos slides de aula para os professores das escolas estaduais paulistas.

O impacto da ideia na autonomia dos professores

Embora o material feito pelo governo paulista possa ter qualidade, a orientação para que os professores o utilizem pode servir como uma muleta para profissionais que trabalham sob condições desestimulantes. Isso inclui professores mal remunerados e com uma sobrecarga de trabalho demasiada.

Mesmo sob essas condições, os alunos não estão aprendendo o que deveriam. Por outro lado, as autoridades colhem dividendos políticos ao retirar dos professores o papel de mediador no processo de aprendizagem.

É importante lembrar que Feder tentou no ano passado eliminar os livros didáticos das escolas estaduais, deixando que os professores ficassem restritos aos seus slides.

As consequências da IA para os professores

Embora os professores devam ensinar o conteúdo das disciplinas, eles devem fazer isso de uma maneira que envolva os alunos em vez de simplesmente transmitir informações. No entanto, a educação também envolve a criação de cidadãos conscientes que farão valer seus direitos e não fugirão de seus deveres. Serão pessoas com senso crítico aguçado, vivendo harmoniosamente em sociedade, sabendo trabalhar em equipe e se comunicar.

Não há lugar melhor que a escola para se aprender tudo isso. Os professores podem ser forças tremendas para transmitir esses valores. No filme "Ao Mestre, Com Carinho", de Sidney Poitier, um professor inspirador cria um vínculo inesperado com seus alunos, que passam a se afeiçoar a ele graças à sua humanidade. Todos os professores podem ter um tremendo impacto na vida de seus alunos, como este personagem icônico.

Conclusão

A tecnologia pode ser muito bem-vinda na educação, mas não pode substituir a humanidade e as habilidades sociais dos professores. A menos que valorizemos social e profissionalmente nossos professores, a utilização da tecnologia não vai melhorar a educação do Brasil. É preciso investir mais nas pessoas e menos nas máquinas. Esta é a melhor maneira de se preparar os alunos para enfrentar um futuro que será cada vez mais digital.

Se você é professor ou se preocupa com educação, deixe um comentário abaixo. Obrigado por ler!

Imagem:

Professor e aluno
Professor e aluno em sala de aula - Imagem da Unsplash

Vídeo relacionado:


Por /O Macaco Elétrico


广告位火热招租中